O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta semana, um decreto (11.247/2025) que institui o programa Poupatempo Paraná, e Foz do Iguaçu está entre as primeiras cidades a serem contempladas.
A iniciativa visa centralizar e simplificar a prestação de serviços públicos estaduais em Unidades de Atendimento ao Cidadão e canais digitais. A unidade de Foz do Iguaçu será instalada no Cataratas JL Shopping.
Serviços Centralizados
Os “poupatempos” paranaenses vão concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais. Entre as funcionalidades disponíveis estarão a emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos do Detran-PR (veículos e habilitação) e serviços da Cohapar, como o cadastro no programa Casa Fácil Paraná.
O programa também contará com uma plataforma digital que oferecerá serviços 100% online, com a opção de ajuda de um atendente por videochamada, e jornadas híbridas, que começam no digital e são finalizadas presencialmente.
Implantação e Operação
O Paraná terá 20 unidades do programa, com a primeira prevista para ser inaugurada no começo de outubro, em Curitiba. A implantação total, dividida em três fases, deve ser concluída em até um ano. Foz do Iguaçu está na primeira fase do projeto.
A operacionalização será feita pelo Consórcio PR Cidadania, que venceu a licitação para implantar, operar e manter os espaços. A previsão é que as 20 unidades realizem, em conjunto, até 7 milhões de atendimentos por ano.