O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), em Foz do Iguaçu, recebeu na quarta-feira, 26 de março, mais de 2 mil itens de higiene pessoal para pacientes internados. A doação foi feita pelas organizações paramaçônicas Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas (IORG) e Ordem Demolay, que arrecadaram produtos como shampoos, desodorantes, absorventes, pastas e escovas dentais, entre outros.
A iniciativa foi celebrada pela Comissão de Humanização do hospital. “É um gesto muito nobre e que vai ser recebido pelos pacientes com muito carinho, porque muitas pessoas não possuem condições para acessar esses itens, que promovem a saúde física e também a mental, trazendo conforto, sensação de cuidado e melhorando a autoestima”, afirmou Letícia Caroline Lacoski, integrante da comissão. A diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos, destacou a importância da ação para a inclusão. “Nosso hospital é 100% SUS e democrático, com atendimento a populações com vários perfis econômicos. Essa doação é uma iniciativa que contribui com o olhar humanizado e inclusivo que estamos fortalecendo na instituição”, disse.
A arrecadação envolveu 38 meninas da IORG e 40 jovens da Ordem Demolay. Maria Gabriella Ribeiro, líder do grupo de meninas, explicou que cada integrante da IORG deveria arrecadar pelo menos um kit com itens essenciais, mas muitas superaram a meta. “Os meninos organizaram uma arrecadação nas portas de mercados, durante três dias, além de buscar apoio financeiro junto às lojas patrocinadoras da maçonaria, o que nos permitiu comprar ainda mais itens”, contou. Bernardo Faller, da Ordem Demolay, detalhou os resultados: “Conseguimos cerca de 900 sabonetes, 100 shampoos, inúmeras fraldas, papel higiênico e absorventes, garantindo o essencial para a higiene básica de quem mais precisa.”
A ação também impactou os jovens envolvidos. “Perceber que isso pode transformar a vida de outras pessoas é muito gratificante. Foi uma oportunidade para que as meninas e os meninos da nossa ordem desenvolvessem um olhar mais sensível para as necessidades da comunidade”, completou Maria Gabriella. Iélita Santos elogiou o empenho dos jovens: “Estamos muito gratos e enaltecemos essa atitude dos jovens que dedicaram seu tempo para fazer o bem para o próximo.”