A primavera de 2025 no Paraná, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (22) às 15h19, deve ser marcada por temperaturas acima da média, com episódios de ondas de calor, e chuvas irregulares intercaladas por fortes temporais. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Previsão de chuvas e temperaturas
De acordo com o Simepar, as temperaturas médias devem ficar dentro ou acima da climatologia no interior do estado. Há previsão de ondas de calor, principalmente em outubro e dezembro.
As chuvas devem ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média histórica no interior, enquanto no Litoral a expectativa é de chuva dentro da normalidade para o trimestre.
O meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan, alerta que dezembro tende a ser um mês mais seco, com longos períodos sem precipitação consistente, e que a estação tem como característica a ocorrência de temporais severos, com chuva intensa, ventos fortes, raios e granizo.
Influência da La Niña
O clima na estação será influenciado pelo fenômeno La Niña, que deve atuar com intensidade fraca. Embora a La Niña geralmente reduza as chuvas no Sul do Brasil, o Simepar aponta que o Oceano Atlântico Sul Subtropical estará mais quente que o normal, o que aumenta a disponibilidade de umidade e pode compensar parcialmente o efeito seco do fenômeno, especialmente no leste do Paraná.
Climatologia para a Região Oeste
Para a Região Oeste, onde está Foz do Iguaçu, a climatologia histórica para a estação é a seguinte:
- Outubro: Chuvas entre 120 mm e 236 mm, com temperaturas variando de 17,9°C a 30°C.
- Novembro: Chuvas entre 101 mm e 199 mm, com temperaturas entre 18,4°C e 30,5°C.
- Dezembro: Chuvas entre 90 mm e 196 mm, com temperaturas entre 19,9°C e 31,2°C.