A partir desta quinta-feira (24), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física referente ao mês de outubro. O montante total será de R$ 700 milhões, beneficiando mais de 260 mil contribuintes.
O pagamento será realizado no dia 31 de outubro e, conforme os critérios de prioridade legal, cerca de 50% do valor será destinado a idosos, professores, pessoas com deficiência e aqueles com doenças graves. Além disso, cerca de 130 mil restituições serão pagas a contribuintes que optaram pela Declaração pré-preenchida ou escolheram o pagamento via Pix. Cidadãos do Rio Grande do Sul, afetados pelas recentes enchentes, também serão contemplados.
Os contribuintes podem consultar a situação da restituição no portal da Receita Federal, acessando a opção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta por meio do aplicativo oficial da Receita Federal disponível para Android e iOS. Caso haja pendências na declaração, o sistema permite a retificação para corrigir eventuais erros.