A rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu deu início, nesta quarta-feira (12 de novembro), ao processo de matrículas para o ano letivo de 2026.
A abertura começou pelos CMEIs, atendendo as turmas do Infantil 4.
As crianças já cadastradas, incluindo aquelas que estavam no Infantil 3 e avançam para o Infantil 4, estão sendo chamadas, etapa obrigatória para essa faixa etária.
Nos dias 13 e 14 de novembro, o atendimento será ampliado para alunos do Infantil 4 e 5 que ainda não frequentam nenhuma unidade. As famílias devem procurar diretamente as escolas.
GEOEDUCAFOZ: tecnologia organiza o ingresso no Ensino Fundamental
Entre as novidades deste ano está o GEOEDUCAFOZ, sistema que usa georreferenciamento para organizar a matrícula das crianças que concluem o Infantil 5 e ingressam no 1º ano do Ensino Fundamental.
A estimativa da Secretaria é que mais de 1.700 alunos façam essa transição em 2026.
O processo será dividido em duas etapas:
Pré-matrícula on-line – 17 a 19 de novembro
Pais e responsáveis deverão acessar o portal da Prefeitura, entre 8h do dia 17 e 23h59 do dia 19, para selecionar uma das escolas disponíveis dentro de um raio de até 2 km da residência da criança.
Confirmação presencial – 24 a 26 de novembro
Após realizar a pré-matrícula, o responsável deve comparecer à escola escolhida, com documentação em mãos, para finalizar o processo.
Vagas remanescentes e novos estudantes
No dia 27 de novembro será aberto um novo link para alunos vindos da rede particular e crianças que ainda não estão matriculadas.
A pré-matrícula ocorrerá on-line, e a confirmação deverá ser feita no dia 28 de novembro, presencialmente, na unidade escolar.
Regras importantes
A pré-matrícula garante apenas a reserva de vaga. A matrícula só é efetivada após a entrega da documentação presencialmente, caso isso não ocorra, a reserva é cancelada.
Famílias que desejarem transferir o aluno para outra escola devem solicitar a declaração de matrícula na unidade onde a vaga foi garantida.
No dia 1º de dezembro, poderão comparecer à nova escola para entrar na lista de espera.
A partir de 21 de janeiro de 2026, as secretarias escolares iniciam o processo de transferência e passam a contatar os responsáveis.

















