A passagem de uma frente fria trouxe temporais com ventos fortes para todo o Paraná no domingo (27), fazendo com que Foz do Iguaçu e outras quatro cidades atingissem a média histórica de chuva para o mês de julho.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), após a chuva, uma massa de ar polar avança sobre o estado, provocando uma queda acentuada nas temperaturas a partir de terça-feira (29).
Temporais e chuva acima da média
No domingo, nove municípios registraram rajadas de vento acima de 70 km/h, com a mais forte ocorrendo em Diamante do Norte (91,1 km/h).
Em Foz do Iguaçu, o volume de chuva acumulado no mês chegou a 98,8 mm, superando a média histórica de 70,1 mm, após um período de 24 dias sem chuvas significativas.
Outras cidades do Oeste, como Cascavel e Toledo, que enfrentaram 26 dias de estiagem, também ultrapassaram suas médias de chuva para julho.
Previsão de frio intenso e geada
Apesar de a frente fria já ter se afastado, uma massa de ar polar derrubará as temperaturas. Na terça-feira (29), as mínimas devem ficar entre 5 °C e 12 °C.
O frio se intensifica na quarta-feira (30), com temperaturas que podem variar de 0 °C a 10 °C e risco de geada fraca até mesmo na região Norte. No Sul, Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais, os termômetros podem registrar valores negativos.
O frio deve persistir até a manhã de quinta-feira (31), com as temperaturas subindo à tarde. Na sexta-feira (1º), o frio perde intensidade, e as temperaturas devem ficar acima dos 20 °C em praticamente todo o estado.