A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (6) em Foz do Iguaçu, com atendimento em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, intensificar a imunização contra o sarampo e a febre amarela em pessoas de até 59 anos e alcançar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV.
Ampliação da cobertura vacinal
As equipes das UBS participaram de capacitação na última sexta-feira (3), preparando-se para o atendimento durante toda a campanha, que segue até o dia 31 de outubro.
O “Dia D da Multivacinação” será realizado em 18 de outubro (sábado), para atender pessoas que não conseguem se vacinar durante a semana e incentivar pais e responsáveis a levarem crianças e adolescentes para atualizar as cadernetas.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, o objetivo é recuperar as altas coberturas vacinais e proteger a população contra doenças como o sarampo, a febre amarela e a hepatite.
“O objetivo da campanha de multivacinação é retomar as altas coberturas vacinais e proteger crianças, adolescentes e adultos contra doenças como o sarampo, a febre amarela, hepatite, entre outras”, afirmou.
Mobilização em Foz do Iguaçu
A diretora da Atenção Primária, Bárbara Dornelles, reforçou a importância da adesão da população à campanha.
“Vacinar é um gesto de amor e responsabilidade — com a própria saúde e com a de todos ao nosso redor. Por isso, convidamos as pessoas a irem até as UBS, verificar se as vacinas estão em dia e levarem seus filhos. Essa é a melhor forma de proteger quem amamos”, destacou.