Foi lançada, nesta segunda-feira (4), a pedra fundamental do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, que será o maior da América Latina.
O empreendimento, da empresa de logística Multilog, receberá um investimento de R$ 500 milhões de reais, com a previsão de gerar 250 empregos diretos e consolidar a cidade como o principal hub alfandegário da Tríplice Fronteira.
Capacidade e impacto logístico
Com previsão de entrar em operação em dezembro de 2026, o novo terminal terá capacidade para receber 2 mil caminhões por dia, um aumento de 30% na movimentação em relação à estrutura atual.
Localizado às margens da BR-277, o complexo ajudará a desafogar o trânsito de veículos pesados da área urbana de Foz do Iguaçu, onde fica o porto seco atual.
A Multilog também planeja construir no local um terminal de contêineres para atrair a carga paraguaia que hoje é escoada pelo Uruguai.
Estrutura, tecnologia e cronograma
A licença para o início da obra foi emitida em julho pelo Instituto Água e Terra (IAT). A primeira fase da construção receberá R$ 240 milhões de reais para a implantação do pátio e de áreas de armazenagem, incluindo câmaras frias.
O complexo contará com tecnologia de ponta, como scanners para inspeção não invasiva e acessos automatizados, além de áreas de apoio para os motoristas.
Parte de um projeto regional
O novo porto seco, que tem o apoio do Governo do Estado e da Receita Federal, integra um grande pacote de obras para a modernização da logística na região, que inclui a Perimetral Leste, a Ponte da Integração e a duplicação da Rodovia das Cataratas.