Cresce o número de relatos de um golpe que vem causando prejuízos financeiros e danos à imagem de pequenos e médios negócios.
A prática, já investigada pela polícia, consiste em extorquir valores em dinheiro sob a ameaça de publicar avaliações negativas falsas em plataformas de avaliação de serviços, como o Google Maps.
Caso registrado em Foz do Iguaçu
A massoterapeuta Amanda Signori, de Foz do Iguaçu, foi vítima da ação criminosa. Segundo ela, o contato ocorreu de forma direta, com a exigência de pagamento para evitar comentários prejudiciais sobre seu trabalho.
“Uma pessoa entrou em contato comigo para que eu desse dinheiro para ela, para que ela não fizesse avaliações negativas”, relatou a empresária.
Diante da recusa, as ameaças se concretizaram.
“Eu não fiz os pagamentos, fiz o boletim de ocorrência e essa pessoa fez as avaliações negativas. Essas avaliações são falsas e peço ajuda para que as pessoas denunciem”, completou Amanda.

Impacto direto nos negócios
Para empresas que utilizam o Google Maps como principal canal de divulgação, esse tipo de ataque pode reduzir significativamente a procura por serviços e comprometer anos de construção de credibilidade.
Além da queda no alcance, o abalo na confiança do público pode ser difícil de reverter.
Medidas e orientações
Autoridades reforçam que, ao se deparar com tentativas de extorsão ou avaliações falsas, é fundamental registrar boletim de ocorrência e utilizar as ferramentas oficiais de denúncia das plataformas, como o Google Maps, de incentivar clientes reais a publicarem avaliações positivas para minimizar o impacto.
Além de proteger o próprio negócio, essa ação contribui para identificar e punir os responsáveis, evitando que outros empreendedores sejam vítimas do mesmo crime.