A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal realiza, nesta segunda-feira (15), uma audiência pública para debater a violência nas escolas, com foco nas agressões contra professores.
A reunião, agendada para as 9h, foi sugerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e pela presidente da comissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE).
Dados Alarmantes
Segundo o senador Paulo Paim, o Brasil está entre os países com os mais altos índices de violência contra professores.
Uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indica que 10% das escolas brasileiras registram episódios semanais de intimidação ou abuso verbal contra educadores, enquanto a média internacional é de 3%.
Além disso, em 2023, o canal Disque 100 recebeu mais de 1.200 denúncias de professores que foram vítimas de violência nas escolas.
Participantes do Debate
A audiência contará com a presença do jornalista Otávio Mota, autor do documentário “Entre Arquivos e Lembranças”.
A produção relata a história de seu pai, o professor Carlos Mota, diretor de uma escola pública no Distrito Federal que foi assassinado em 2008 enquanto desenvolvia atividades de combate às drogas.
Também participarão do debate representantes dos ministérios da Educação e dos Direitos Humanos, do Ministério Público do Trabalho e de confederações de trabalhadores da educação.